|| Como Cuidar de Um Bonsai em Apartamento
Blog

Como Cuidar de Um Bonsai em Apartamento

Como Cuidar de Um Bonsai em Apartamento

19 dez

Muitas pessoas, ao adquirirem um bonsai, não sabem que há determinados cuidados especiais que devem ser observados diariamente, caso contrário a planta pode sofrer estresse ou até acontecer o mais grave: morrer. Como é muito comum, no caso de você ser leigo em cultivo e manutenção de plantas que tais, criou-se o mito de que bonsais morrem facilmente, o que absolutamente não é verdade. Você pode ter um bonsai tranquilamente em seu apartamento se observar as dicas que vamos publicar neste artigo.

Primeiro: o bonsai precisa de muito sol, como todas as plantas, pois só assim consegue realizar a fotossíntese, processo pelo qual os vegetais produzem seu alimento. Se em sua casa, ao longo do dia, existe restrição de luz solar direta, é conveniente posicionar sua árvore bonsai em um local onde possa ficar exposto ao sol por pelo menos quatro horas diariamente.

O segundo ponto é observar rigorosamente a rega. O bonsai não pode ficar sem água, o que não quer dizer que devamos encharcar o substrato. Convém regar pelo menos duas vezes por dia. Em caso de dúvida, faça o teste do dedo, esfregando-o no substrato; caso fique sujo, seu bonsai estará em boas condições. Entretanto, tenha cuidado: lugares muito ventilados (como apartamentos em andares muito altos) fazem com que as plantas necessitem de mais atenção. Uma boa dica é colocar um pano úmido embaixo da bandeja (vaso) de seu bonsai. Além disso, permita que sua planta tome chuva sempre que possível.

Um terceiro aspecto de cuidados com o bonsai diz respeito às podas e às trocas do substrato. As podas devem ser feitas mensalmente para que o bonsai mantenha seu formato estilizado. A troca do substrato deve ser feita anualmente para evitar que sua planta contraia doenças. Ambas as ações devem ser feitas por um especialista, caso você seja totalmente leigo no que diz respeito a técnicas de cultivo e manutenção. A sua melhor opção é fazer um curso na Bonsai Shizen. Caso não seja viável, estaremos de portas abertas para cuidar de seu bonsai, pois oferecemos excelentes serviços de manutenção, hotelaria e hospital.

Venha para a Shizen!!!